Home  |    Cadastre-se    |    Blog   |    Contato

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/html/casadeoxumare.com/web/administrator/components/com_widgetkit/plugins/content/folder/plugin.php on line 60

Projetos Sociais

Apresentação da Instituição

Ilé Òsumàrè Aràká Àse Ògòdó, conhecida como Casa de Òsùmàrè, templo tradicional do Candomblé. Uma instituição ativamente engajada em iniciativas sociais que visam a contribuir para o desenvolvimento das comunidades localizadas no seu entorno geográfico e político, a partir da valorização do rico legado cultural afrobrasileiro. Com uma comunidade religiosa espalhada por todo o país e pelo exterior, com mais de mil terreiros descendentes, a Casa de Òsùmàrè foi reconhecida como território cultural afro‐brasileiro pela Fundação Cultural Palmares, em 2002, como patrimônio do Estado da Bahia pelo IPAC, em 2004, e como patrimônio nacional pelo IPHAN, em 2014. Sua história é parte da história do Brasil.

Desde sua fundação, no início do século XIX, a Casa de Òsùmàrè se consolidou como espaço de resistência e manutenção de tradições africanas milenares. Em 1988, foi criada a Associação Cultural e Religiosa São Salvador, regularmente inscrita no CNPJ. MF sob o número: 32.699.001/0001-62, entidade jurídica que representa a Casa de Òsùmàrè, instituição de utilidade pública.

Como templo religioso, a Casa de Òsùmàrè realiza ações beneficentes, constrói políticas públicas, luta pela democracia e pelos direitos humanos e sociais, além de participar de várias redes de apoio à população mais necessitada e à população negra e religiosa de matriz africana. Tais ações são um importante mecanismo de transformação social, realizando atividades culturais e educacionais que visam a ampliar oportunidades de empregabilidade e de geração de renda de pessoas socialmente vulneráveis.

Ao longo dos anos, a Casa de Òsùmàrè priorizou o trabalho com crianças e adolescentes, a educação para a cidadania e a formação cultural a partir de seus princípios. Desse modo, os projetos sociais executados têm como finalidade cumprir com os seguintes objetivos:

(1) Reduzir a vulnerabilidade e os fatores de exclusão social;
(2) Promover a valorização cultural e social do idoso;
(3) Qualificar adolescentes e jovens para a cidadania e para o trabalho;
(4) Garantir a segurança alimentar e nutricional de jovens, adultos e idosos;
(5) Incentivar os cuidados básicos de atenção à saúde e a prevenção das doenças;
(6) Difundir valores de cidadania e informações sobre direitos e serviços públicos;
(7) Promover o respeito inter-religioso e os direitos humanos.

No entanto, o sucesso destas ações depende da atuação conjunta de todos os setores da sociedade, para garantir tanto o impacto das ações, quanto a sustentabilidade dos benefícios gerados. Dessa forma, a Casa de Òsùmàrè dialoga com o poder público, a iniciativa privada, a academia, as demais religiões e as organizações do terceiro setor, no sentido de articular parcerias que permitam o desenvolvimento social, educacional e artístico de crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos.

Dada a relevância do trabalho realizado e do papel que desempenha como agente de transformação social junto às comunidades locais, a Casa de Òsùmàrè participa de importantes discussões sobre a criação de políticas públicas e o desenvolvimento das comunidades atendidas nos projetos.

livro casa

Missão

Difundir e preservar o legado cultural e religioso afro-brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades, com base na promoção da democracia, dos direitos humanos e na garantia do respeito inter-religioso.

Visão

Ser referência como centro de preservação e difusão da memória cultural de religiões afro-brasileiras, com excelência em gestão de projetos sócio educacionais para atender as demandas da sociedade.

Valores

  • Igualdade e justiça social;
  • Respeito à diversidade;
  • Cuidado e atenção a cada indivíduo, às comunidades e aos diversos grupos sociais;
  • Compromisso com as gerações futuras;
  • Respeito à natureza e ao meio ambiente;
  • Ética, integridade e transparência.